ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

17 fevereiro 2005

CounterCentral hit counter

O Reflexo do Esplendor

Jazo-me sem nexo, ou fim...
Tanto nada quis de nada,
Que hoje nada o quer de mim.

Fernando Pessoa


Desde pequena que me habituei a fabricar os foguetes, lançá-los, protagonizar a festa e, no final, limpar o lixo. Por esta razão tenho sido, em geral, considerada “muito inteligente, muito boa, com muitos recursos, o sol da família, a salvadora dos aflitos” e outras coisas aparentadas.

Não foi sem alguma amargura e apreensão que usei a alegoria inicial. É que cheguei a um momento na minha vida em que o cansaço me vence e o desencanto tende a instalar-se. A gente dá, dá, dá, passa por cima de todas as indiferenças, desconfianças, ressentimentos, desfeitas. A gente teima em abraçar, com palavras e gestos, quem aparentemente não sente ou não compreende o nosso abraço, só porque o amor é assim, uma espécie de elemento natural, vivo em si mesmo, que corre por conta própria.
O amor não busca dividendos a não ser, creio hoje, o reflexo do seu esplendor!

Ora acontece que, a esse, raramente o vislumbro. A minha mãe, velhinha e experiente, tem-me sempre explicado sem hesitações: não é por seres minha filha mas não há gente como tu, tens de te defender, dás demais, é preciso ser mais normal.
Como não me contento com a normalidade da vida, vou ter que me redireccionar. Como, não sei.
Novas lições a aprender...


MARIANA INVERNO, Notas Diárias à Sombra dos Tempos

BlogRating