ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

10 fevereiro 2005

CounterCentral hit counter

JANELA PESSOANA


SONHO
MULTIDIMENSIONALIDADE
NADA SABER
Como se sonha, por onde se sonha, como se entra e se sai do sonho e se privilegia o sonhar, sem nada saber e bem pouco acordar...







O passado não é senão um sonho… De resto, nem sei o que não é sonho…Se olho para o presente com muita atenção, parece-me que ele já passou…O que é qualquer coisa? Como é que ela passa? Como é por dentro o modo como ela passa?

À beira-mar somos tristes quando sonhamos…Não podemos ser o que queremos ser, porque o que queremos ser queremo-lo sempre ter sido no passado…Quando a onda se espalha e a espuma chia, parece que há mil vozes mínimas a falar. A espuma só parece ser fresca a quem a julga uma… Tudo é muito e nós não sabemos nada…

Toda a hora é materna para os sonhos, mas é preciso não o saber…Quando falo demais começo a separar-me de mim e a ouvir-me falar. Isso faz com que me compadeça de mim própria e sinta demasiadamente o coração. Tenho então uma vontade lacrimosa de o ter nos braços para o poder embalar como a um filho…

Nenhum sonho acaba…Sei eu ao certo se o não continuo sonhando, se o não sonho sem o saber, se o sonhá-lo não é esta coisa vaga a que eu chamo a minha vida?


Os homens que pensam cansam-se de tudo, porque tudo muda. Os homens que passam provam-no, porque mudam com tudo…De eterno e belo há apenas o sonho…


FERNANDO PESSOA (1888-1935), O Marinheiro (excertos)
Quadros(2001-2003):LENA GAL

BlogRating