ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

21 agosto 2004

CounterCentral hit counter

IMPRENSA E LIBERDADE



Quanto mais importância substantiva e perdurável tiver uma coisa ou pessoa, tanto menos falarão dela os jornais, e, em troca, destacarão nas suas páginas o que esgota a própria essência em ser um «sucesso» e em dar margem a uma notícia.

Ortega y Gasset, in 'O Livro das Missões'


A imprensa é uma grande potência, mas como uma torrente em fúria submerge a planície e devasta as colheitas, da mesma forma uma pena sem controle serve para destruir. Se o controle vem do exterior, o efeito é ainda mais nocivo do que a falta de controle; só pode ser aproveitável se for exercido interiormente.

Mohandas Gandhi, in 'Memórias'


Papel da Imprensa


Onde há mercado há liberdade!
Uma simples análise de diversos casos com valor paradigmático mostra que é exactamente o contrário que por vezes sucede. No campo cultural, por exemplo, é fácil ver que onde há mercado há homogeneização, e, por conseguinte, redução da liberdade de escolha e da liberdade de iniciativa.


Eduardo Prado Coelho in "PUBLICO",20-08-04




BlogRating