ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

18 março 2004

CounterCentral hit counter

O LADO OBSCURO DA PSIQUE




O EGO QUE NÃO AGUENTA A SOMBRA
TAMBÉM NÃO AGUENTA A LUZ.

Aldegice Machado da Rosa, Memórias de Aldegice
,
Edição Art for All, 2001

Na LOJA ART FOR ALL poderá adquirir obras de Aldegice Machado da Rosa.



“O ego está... sobretudo ocupado com a sua própria defesa e com o prossseguimento das suas ambições. Tudo que interfira com isso tem de ser reprimido. Os elementos reprimidos tornam-se sombra. Muitas vezes estes são basicamente qualidades positivas.
Existem, a meu ver, duas sombras:
1) o lado obscuro do ego que é cuidadosamente escondido de si próprio e que o ego não assumirá a não ser forçado pelas dificuldades da vida;
2) o que tem sido reprimido em nós para que não interfira com a nossa egocentricidade e que, por muito diabólico que pareça, está basicamente relacionado com o Self.
Numa confrontação, Deus (Self) favorece a sombra e não o ego, porque a sombra, com toda a sua perigosidade, está mais perto do centro e é mais genuina.”


JOHN SANFORD, O Estranho Julgamento do Dr Hyde
Tradução de ALDEGICE MACHADO DA ROSA, 1995




“Transferir a nossa energia da oposição para o paradoxo é um grande salto na evolução. Um comprometimento com a oposição equivale a ser moído aos bocadinhos pela insolubilidade dos problemas da vida e das eventualidades a que estamos sujeitos. A maior parte das pessoas gasta a sua energia de vida sustentando este estado de guerra dentro de si.
Uma colossal quantidade de energia é desaproveitada pelas pessoas modernas na oposição à sua própria situação.Transformar oposição em paradoxo é permitir aos dois lados de uma questão que existam com igual dignidade e valor.”

ROBERT A. JONSON, OWNING YOUR OWN SHADOW
Tradução de ALDEGICE MACHADO DA ROSA, 1995





BlogRating