ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

15 agosto 2005

CounterCentral hit counter

Indefinível Religiosidade


Eu não sou ateu, ainda que não creia em Deus e não reze. Mas há em mim uma dimensão religiosa indefinível, para além de toda a fé. O crente identifica-se com Deus, o que pode compreender, mas eu sinto-me distante de tudo isso. Movo-me na linha divisória. A grande ideia do pecado original do ser humano é compartilhada por mim, mas não do modo como se pensa oficialmente sobre o assunto. Tanto a História como o homem são, queiramos ou não, produtos de uma catástrofe. A ideia do desvio do ser humano é imprescindível para se entender o desenvolvimento da História. Segundo essa ideia, o ser humano é culpado, não no sentido moral, mas por se ter envolvido nessa aventura.

EMILE CIORAN (excerto de entrevista à revista Kulturkronik de Bonn, 1995).


Para suportar a ideia da morte, é preciso ter sempre presente no espírito esta coisa tão simples e tão difícil de aceitar que é saber que somos constituídos por elementos, soldados uns aos outros por um momento e que apenas esperam para se separar. A ideia do “eu” como realidade substancial, tal como nos foi ensinada pelo cristianismo, é a grande fonte dos nossos terrores. Como efectivamente aceitar que cessa aquilo que parecia fazer sentido no seu conjunto?.





Cahiers, Éditions Gallimard, 1997
EMILE CIORAN(1911 - 1995).

BlogRating