ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

09 outubro 2004

CounterCentral hit counter

WANGARI MAATHAI, Prémio Nobel da Paz 2004

Parece que é, afinal, pela inteligência e pelo coração da deusa que a humanidade começa a encontrar caminhos passíveis da salvação. E mais, uma instituição de topo como o Comité Norueguês do Prémio Nobel da Paz, reconhece-o oficialmente, ao atribui-lo, este ano, a Wangari Maathai, uma sexagenária africana, nativa do Quénia que, a partir da década de oitenta, se tornou notada internacionalmente pelas suas campanhas contra a devastação das florestas que o governo do seu país apoiava.
De uma coragem sem limites, esta mulher culta, bela e esclarecida – é bióloga e possui um mestrado pela Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos – sofreu enormes pressões e foi perseguida e ameaçada, mas ninguém conseguiu calar a sua voz. É que Maathai já integrara a consciência de que, embora mascarados pela religião ou pela política, a grande maioria dos problemas que ocorrem no mundo advem da escassez de meios provocada pela ganância de alguns e que é só numa sociedade mais justa, onde as mulheres vejam os seus direitos garantidos e o meio ambiente seja preservado, se poderá viver em paz.


Esta invulgar africana aliou-se às suas irmãs, as mulheres – muitas delas extremamente pobres - e mobilizou-as para que plantassem árvores. Fundou, assim, o GREEN BELT MOVEMENT através do qual conseguiu que mais de 30 milhões de novas árvores emergissem, numa campanha sem precedentes para atenuar os efeitos da deflorestação do ambiente. Trata-se de uma importante instituição que promove igualmente a educação, o planeamento familiar, a nutrição e a luta contra a corrupção.
Actualmente, Maathai é Ministra assistente do Ambiente no Quénia, mas já ameaçou deixar o governo porque a corrupção continua.

Pela sua perspectiva visionária e holística, a qual combina o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz, Wangari Maathai viu hoje oficialmente reconhecidos os seus esforços.

Alegria no coração, alargamento de horizontes, transversalidade de acção e de objectivos: eis em Wangari Maathai uma ilustre representante da ORDEM NASCENTE!


MARIANA INVERNO, Notas Diárias à Sombra dos Tempos

BlogRating