ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

28 janeiro 2004

CounterCentral hit counter

NORMOSE

Patologia da normalidade


SERGEI CHEPIK

Quando um paradigma de valores deixa de dar resposta às necessidades de uma sociedade instala-se uma crise que levará inevitavelmente a um novo paradigma. No processo de transição, no entanto, imperam as cruas forças da violência, dos extremismos, da corrupção, do fanatismo e do desamor. Em tal contexto patológico que, quer queiramos quer não, é o do mundo onde vivemos, ser normal significa adoptar um comportamento de adaptação ao contexto patológico reinante. A esta “doença”, tão terrível quanto subtil, o sociólogo e antropólogo Roberto Crema chamou normose.

A maioria, moldada e automatizada pelo estado civilizacional a que chegámos, deixa-se guiar por um paradigma ultrapassado e profundamente ameaçado pelas novas forças emergentes. Isto dá origem, na visão de Crema, a uma disfunção normótica.
Este interessante ponto de vista, leva-nos à velha questão da evolução da consciência e do esforço continuado que nós, seres humanos incarnados, temos de realizar todos os dias em nós mesmos, de forma intencional e atenta. Não chega corresponder ao que se espera de nós como “seres periféricos”(personagens da trama humana de superfície). Torna-se até indesejável se se traduzir apenas nos efeitos da normose que não é mais que insanidade colectiva ou desequilíbrio institucionalizado.

Há que aprender a escutar as vozes interiores, íntimas e originais, tantas vezes indicadoras de trilhos nunca antes experimentados, que quase sempre nos conduzem, se seguidas com a inteligência do coração, a uma plenitude do ser.
Basta de reprimir a alma, companheiras e companheiros, neste mundo contagiado pelo sindroma da normalidade!
Cada ser humano alberga infinitas possibilidades de vir a ser algo de completo em si mesmo, não um tosco apontamento de pessoa. Temo que, na escalada evolutiva, sejamos ainda e só, um embrião de alguma coisa que deveria ser mas não é, porque tolhido e coagido no seu desenvolvimento expontâneo pelos agentes sociais e políticos, na sua maioria profundamente castrantes do impulso criativo que cada ser alberga naturalmente.

Atrevamo-nos à diferença, alcemos asas entre o céu e a terra, inventemos o Canto Novo que nos há-de embalar no Grande Salto quântico expansivo da consciência!

MARIANA INVERNO

BlogRating