ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

03 janeiro 2004

CounterCentral hit counter

O SENTIDO PROFUNDO DO EGO

Ao ascender na escala cósmica, ao despertar para novos e cada vez mais espiritualizados estados de consciência, o ser humano ultrapassa o seu egocentrismo. O altruísmo passa a ocupar o lugar do egoísmo, surgindo, pouco a pouco, o sentimento de despaixão ou desapego em relação ao fruto do labor agora realizado como parte integrante do Plano Universal, e não mais como um esforço gratificante no sentido material, ético, social, religioso ou até espiritual.

É uma jornada longa e difícil. O ego encastela-se em cidadelas cada vez mais inacessíveis e inexpugnáveis, camuflando-se muitas vezes em aparências nobres, ressurgindo quando já era certo haver cedido o seu domínio à plena expansão do Eu Supremo.

...a luta travada contra as ciladas do ego, que deve ser vencido pela persistência, constância, vigilância...e não pelo ascetismo, pelo bloqueio ou violência, métodos de efeito de pouca duração.

O caminho do meio é sempre o mais indicado: o bom senso aliado a um desejo sincero são as armas mais eficazes para provocar a transmutação dos reflexos atávicos de sobrevivência e predomínio em autocontrole divinizante.


FONOSOFIA, Ramadi, Editora FEEU, Porto Alegre, 1979

BlogRating