ORDEM NASCENTE

Textos poéticos e filosóficos sobre a ordem nascente
A ordem nascente é ainda elusiva e periclitante. São muitos os profetas apocalípticos que auguram o fim dos tempos, e assim alimentam o medo no ser humano, facto que não pode bem servir a humanidade. Mas há, sem dúvida, crescentes indícios, vestígios, sinais que auguram o fim de um tempo, o ruir das estruturas... MARIANA INVERNO

26 novembro 2003

CounterCentral hit counter

SIMULACROS
Todo o ser humano na posse ou sob o domínio de uma doutrina está condenado a viver e a actuar falsamente.
Ser verdadeiro e viver na verdade quase nunca se encontram.
É que o ser humano ficou para sempre pervertido pela "ideia", quer dizer, pelos simulacros.

EMIL CIORAN




A LUCIDEZ PERIGOSA

Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
Assim como um cálculo matemático perfeito
do qual, no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer
vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que:
que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
– já me aconteceu antes.
Pois sei que
– em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade –
essa clareza de realidade
é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.

CLARICE LISPECTOR (1925-1977)



1 Comments:

At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Além disto nada... Silêncio, o texto revela que as palavras não são nada. A experiência é tudo. O Homem perdeu a fé em Deus, e falar de Deus passa a ser loucura, e acreditar num mundo assim faz nos pensar que somos loucos...

 

Enviar um comentário

<< Home

BlogRating